Entrevista exclusiva com a autora de “O Legado da Caça-Vampiro”

Para não deixar os fãs na mão, a Jardim dos Livros entrevistou com exclusividade a escritora Colleen Gleason. Confira abaixo o que está ruiva e americana apaixonada por vampiros tem a dizer:

O que inspirou a senhora a criar um personagem tão original quanto Victoria Gardella — uma heroína que se parece muito com as donzelas inocentes e românticas dos romances de Jane Austen, mas que na verdade é uma impiedosa caça-vampiros?

 Sempre fui fã de Buffy, a Caça-Vampiros, mas também amava os livros de Jane Austen, Georgette Heyer, e outros, da época da Regência. Certa noite, enquanto assistia Cinderela com minha filha, pensei: “Não seria interessante se a Cinderela não deixasse o baile porque o feitiço estava acabando, mas porque ela tinha que cravar a estaca em um vampiro!” E foi assim que surgiu a ideia. O conceito de a mulher ter mais de um papel e, no caso de Victoria, um papel secreto, foi que me fascinou. As pessoas tentam fazer tantas coisas, e tentam atender às necessidades e expectativas da família, da sociedade e suas próprias… Achei que a justaposição desses conflitos seria muito interessante para uma história.

Por que a senhora escolheu especificamente a era da Regência de Londres como cenário para O Legado da Caça-Vampiros?

Eu amo o período da Regência e o conheço bem, o que facilitou minha escolha. Além disso, as roupas daquela época eram mais propícias a atividades tais como lutar e tornavam mais fácil a movimentação do que, por exemplo, as da Era Vitoriana. Aquelas saias longas e espartilho menos apertado poderiam ajudar Victoria com o seu segredo. Além disso, o senso de Sociedade – da época, dos bailes e festas de debutantes – funcionaram bem no aspecto clandestino de Victoria e seu segredo.

Embora sua heroína seja uma garota muito feminina do século XIX, Victoria Gardella tem um piercing no umbigo, – o amuleto sagrado vis bulla –, sabe lutar como uma venadora, ou caça-vampiros, tem mais liberdade que a maioria das mulheres de sua época.

Acredito que Victoria seja realmente uma mulher à frente de seu tempo por esses aspectos. Para mim é lógico que uma mulher com os poderes, habilidades e responsabilidades que ela tem veria o mundo de forma diferente de outras mulheres da sua época. Ela sabe mais, consegue fazer mais e se espera mais dela. Ela não precisa ter medo ou se preocupar com as mesmas coisas que outras mulheres do mesmo período… Por isso, faz mais sentido para mim que ela veja o mundo de forma diferente por causa de sua liberdade.

Nas histórias de vampiro atuais, essas criaturas se tornaram mais humanas, apaixonam-se por mortais e são mostrados como mocinhos, em vez de vilões. Contudo, você ignorou essa tentativa moderna de retratar os vampiros como bonzinhos e deu a eles um aspecto tanto demoníaco quanto predatório. Por quê?

Porque a história das Crônicas Vampíricas de Gardella tem mais a ver com Victoria do que com vampiros. É a história de uma heroína, uma super-heroína em um período histórico, e sua jornada para descobrir que é e do que é capaz.

Os vampiros representam o mal que ela e todos nós encaramos neste mundo – a tentação de ser egoísta ou egocêntrica e a sedução do mal; a escolha entre o certo e o errado.

Leia a entrevista na íntegra em http://geracaobooks.locaweb.com.br/releases/?entrevista=254

Sobre a autora:

Colleen Gleason nasceu em Detroit, nos Estados Unidos. Ruiva como as últimas autoras de livros sobre vampiros e admiradora de Jane Austen, ela se formou em Língua Inglesa na Universidade de Michigan. Seu romance de estreia, O Legado da Caça-Vampiro, foi um sucesso instantâneo e a ele se juntaram outros quatro, reunidos na mundialmente aclamada série “Crônicas Vampíricas de Gardella”.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Entrevista exclusiva com a autora de “O Legado da Caça-Vampiro”

  1. aa eu quero ler esse livro 😀
    Abraços!

  2. este livro realmente é muito bom…já li e postei um spoiler no meu blog…hehehehe…vale a pena conferir

    http://guardiadameianoite.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s